João e Maria | Fazendo em casa: Tendinha
15737
post-template-default,single,single-post,postid-15737,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Fazendo em casa: Tendinha

TUTORIAL RETIRADO DO SITE: http://casadecolorir.com.br

Pra começo de conversa, vamos aos materiais: você vai precisar de 8 ripas de madeira nas medidas do guia. Essas ripas você encontra em madeireiras e lojas de material de construção. Eu comprei as minhas no Leroy Merlin e cortei eu mesma com um serrote nas medidas que eu queria.
Aí você vai precisar de parafusos para unir as partes e o tecido costurado. Mas vamos por partes? Simbora.

1. Ripas cortadas nas medidas, é hora de unir as partes e montar a estrutura. As quatro ripas maiores serão unidas de 2 em 2, por um parafuso na parte superior. Teremos assim duas peças em formato “V” invertido.
2. Para fixar a base, vamos usar as duas ripas de 150cm para unir as duas partes em “V” que acabamos de montar. Veja que temos um espacinho de aproximadamente 5cm do chão.
3. Base montada, é hora de posicionar (não é pra fixar!) a ripa de 170cm no topo da tenda para evitar que ela feche.
4. E, para evitar que ela abra e fique mais firme, fixe a ripa de 120cm na parte de trás da tenda.
5. Tenda montada. As medidas que ela deverá ter são essas do esquema.
6. Vamos colocar o tecido?
O corte do tecido que envolve a tenda é uma grande peça retangular, de 450cm x 130cm. Ao dobrá-lo ao meio, você deverá costurar uma espécie de alça para que a ripa do topo (2) passe por ela. Depois de costurada, pode passar a ripa pelo espaço e posicioná-la novamente no topo da tenda.
Esticar cada lado do tecido sobre a estrutura, passar o tecido envolvendo as ripas de base e finalizar costurando essa espécie de bainha para dentro da tenda. Você pode fixar o tecido nas ripas das laterais com tachinhas para deixar tudo mais firme e resistente, mas não é obrigatório. A própria tensão do tecido vai deixar a tenda firme. Por isso, é importante que o tecido fique bem esticado.
Quase Pronto!
Para a frente, costure o tecido no formato triangular, nas medidas do esquema. Para fazer as alcinhas, costure tirinhas feitas com o próprio tecido e prenda com agulha e linha no topo e nas laterais do tecido.
Sua tenda tá pronta. 🙂

 

Conclusão:
É difícil? É!! Não vou te enganar! Eu quebrei cabeça? Quebrei! Mas venci.
O perrengue passa, e o que fica é a alegria de ver essa coisa linda pronta para abrigar e divertir ou pequenos (e médios… e grandes.. rs)
Faz aí, faz. ♥